Nacional

Turquia apoia vítimas do ciclone DINEO

2017-03-17 05:41:35 (UTC+00:00)

O governo da Turquia disponibilizou material de construção para apoiar famílias afectadas pelo ciclone DINEO, que em Fevereiro último, fustigou a província de Inhambane.

MAPUTO- O material, constituído por estacas, barrotes e chapas de zinco, é avaliado em mais de cem mil dólares. Com base no donativo, serão construídas cento e dezoito casas, para igual número de famílias vulneráveis, da cidade da Maxixe, segundo noticia a Rádio Moçambique.

O processo de construção das referidas casas inicia esta sexta-feira e será testemunhado pelo Director-Geral do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, João Machatine, e a Embaixadora da Turquia em Moçambique, Aylin Tashan.

De acordo com a Rádio Moçambique, as casas para as famílias vítimas do ciclone DINEO na Maxixe, serão construídas por técnicos do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades e vão obedecer o mesmo tipo de projecto arquitectónico.

A Embaixadora da Turquia, Aylin Tashan, disse, ao governador de Inhambane, Daniel Chapo, que o apoio surge das experiencias vividas pelo povo turco que, ciclicamente, sofre calamidades naturais.

Segundo a fonte que temos vindo a citar, o governador de Inhambane, Daniel Chapo, agradeceu o gesto e disse esperar mais apoios para minorar o sofrimento dos afectados. O ciclone DINEO, que fustigou a Província de Inhambane, afectou mais de setecentas mil pessoas. [FM]