Nacional

UE vai apoiar Moçambique no combate ao terrorismo

2020-10-09 10:37:22 (UTC+01:00)

A União Europeia (UE) vai apoiar Moçambique no combate ao terrorismo que há três anos assola a província de Cabo Delgado, segundo escreve o jornal O País.

MAPUTO- António Sánchez Gaspar, embaixador da UE em Moçambique, confirmou na manhã desta sexta-feira o facto, tendo garantido que o apoio vai incidir em três aspectos fundamentais, que são a segurança, apoio humanitário e desenvolvimento.

De acordo com o jornal O País, o diplomata europeu, que falava momentos após um encontro com Verónica Macamo, ministra dos negócios estrangeiros e cooperação, explicou que o apoio que a UE vai dar a Moçambique diz respeito apenas à logística, formação e assistência em domínio técnico às Forças de Defesa e Segurança (FDS) sem, no entanto, apoio militar directo, como o envio de militares.

A confirmação do apoio da UE a Moçambique, para o combate ao terrorismo, surge há menos de dois meses após o pedido emitido pelo Governo moçambicano, através do ministério que tutela a diplomacia.

De lembrar que a violência armada provocada por terroristas em Cabo Delgado causou, até ao momento, pelo menos 1.000 mortos, segundo estimativas.

Por outro lado, há também mais de três centenas de deslocados e, de um modo geral, milhares de afectados na região.