Nacional
UEM passa a dispor de mais cursos de licenciatura e mestrado
2015-06-18 10:16:33 (UTC+01:00)
A mais antiga universidade do país, a Eduardo Mondlane (UEM), passa a dispor partir do próximo ano lectivo, de novos cursos para os níveis de licenciatura e mestrado.
MAPUTO- Trata-se dos cursos de licenciatura em Língua, Cultura e Literatura Chinesa, Licenciatura em Química Industrial, Licenciatura em Química Ambiental como também será ministrado um curso de Mestrado em Educação à Distância.
Essa informação foi apresentada recentemente pelo porta-voz da Universidade Eduardo Mondlane, Joel das Neves Tembe, que anunciou as deliberações saídas da Primeira Sessão do Conselho Universitário realizado na capital do país.
Segundo Joel das Neves Tembe, na mesma sessão, o Conselho Universitário aprovou ainda a proposta de construção do Centro Cultural Moçambique-China, a construção da Escola de Comunicação e Artes e do Instituto Confucius que estará localizado no Campus Universitário bem como a construção da segunda fase da Biblioteca Central Brazão Mazula.
Os novos cursos visam responder à crescente procura no mercado moçambicano por novas áreas profissionais.
Joel das Neves Tembe explicou ainda que o curso de licenciatura em Língua, Cultura e Literatura Chinesa tem por finalidade formar docentes, tradutores e revisores da língua chinesa e tem a duração de quatro anos acrescidos de estágio.
Este curso será o único na região e, por isso, a Universidade Eduardo Mondlane poderá ser o pólo de convergência regional dos estudos chineses a nível superior, podendo também a partir disso oferecer competências importantes para explorar oportunidades de emprego na região.
A crescente relação diplomática entre Moçambique e a China e os desafios da globalização justificam a criação deste curso na Universidade Eduardo Mondlane. [FI]