ÚLTIMA-HORA: Renamo disponível para encontrar solução definitiva para a paz

2016-03-01 11:14:01 (UTC+00:00)

O partido Renamo emitiu um comunicado esta terça-feira, a anunciar sua disponibilidade para encontrar solução definitiva para a actual crise político-militar.

MAPUTO - Contrariamente ao anterior comunicado emitido nos mesmo moldes em que a Renamo dava como pré-condição o início de governação em seis províncias em que supostamente venceu as eleições gerais de 2014, hoje, primeiro dia de Março, “colocou de lado” a referida frase e mostra disponibilidade de encontrar soluções definitivas.

A Renamo diz que “depois de ter anunciado o início da sua governação nas seis províncias do centro e norte do país, nomeadamente, Sofala, Manica, Tete, Zambézia, Nampula e Niassa, a Presidência da RENAMO tem assistido a uma movimentação de grandes contigentes das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e de armamento pesado do sul para o centro e norte do país. Tem também conhecimento de treinamento, em solo pátrio, de militares moçambicanos por instrutores norte coreanos, tudo com o objectivo de inviabilizar o início da governação da RENAMO a partir do mês de Março”, lê-se no comunicado assinado pelo Chefe do Gabinete do Presidente da Renamo, Augusto Mateus.

“A Presidência da RENAMO reitera a sua disponibilidade para negociar com o governo da Frelimo, uma solução definitiva para a actual crise político-militar, que já provocou milhares de refugiados”, finaliza. [CC]