Nacional

Um terço de professores nacionais não tem formação profissional – Jorge Ferrão

2015-08-27 07:17:14 (UTC+01:00)

Quase um terço dos 130 mil professores do sistema educativo de Moçambique não possui formação profissional, anunciou ontem o ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão.

MAPUTO - Falando durante a abertura da Conferência Regional da África Austral sobre os Professores, que decorre desde ontem em Maputo, Jorge Ferrão disse que 30 por cento dos professores do sistema nacional de ensino não têm formação pedagógica, um dado que compromete o processo de ensino e aprendizagem do país.

"No nosso sector da educação, a palavra emergência tem de aparecer, principalmente para os professores", assinalou Jorge Ferrão, destacando, no entanto, os progressos que o país registou com a criação de mais 30 instituições de formação de professores nos últimos 38 anos.

No total, o país possui 130 mil professores registados no sistema educacional, formando 10 mil pedagogos anualmente, segundo os dados apresentados pelo ministro da Educação e Desenvolvimento Humano.

Jorge Ferrão sublinhou ainda que a melhoria da competência dos professores ainda é um dos principais desafios do sector da educação, um elemento crucial no quadro dos programas de desenvolvimento do país.

"Os nossos países e o mundo são chamados a dar maior atenção aos professores", declarou Jorge Ferrão, acrescentando que o seu executivo está implementar programas para a elevação contínua da competência dos professores.

Por seu turno, Hubert Gijzen, director do escritório regional da UNESCO para a África Austral, apontou o fortalecimento da educação como crucial para o desenvolvimento sustentável, realçando a importância do acesso ao ensino para os países da região, principalmente nas zonas mais recônditas.[OD]