Nacional
Vandalizadas bóias de sinalização marítima em Quelimane
2017-07-05 14:33:13 (UTC+01:00)
Indivíduos ainda desconhecidos estão a vandalizar bóias de sinalização no canal de acesso ao porto de Quelimane, na província da Zambézia, centro de Moçambique.
MAPUTO - Segundo o delegado provincial do Instituto Nacional de Hidrografia e Navegação (INAHINA), Lucas António, de Dezembro de 2016 a esta parte 14 bóias foram vandalizadas no canal de acesso ao porto de Quelimane, 11 das quais foram repostas, através da troca de acessórios, uma situação que está a provocar constrangimentos à navegação marítima no período nocturno.
Cada bóia de sinalização custa cerca de 900 mil meticais, o equivalente a 15 mil dólares norte-americanos, explicou a fonte, citada pela Rádio Moçambique.
Os últimos factos ocorreram entre 26 e 30 de Junho último.
O roubo de bóias de sinalização tem sido frequente no canal de acesso ao porto de Quelimane e, para além de painéis solares, os malfeitores retiram baterias e faróis, deixando apenas a estrutura flutuante, referiu Lucas António.
Segundo o delegado, o sector já não dispõe de capacidade para repor as componentes vandalizadas, uma vez ter sido usado todo o stock de equipamento.
Lucas António salientou ainda que a falta de bóias de sinalização poderá trazer implicações graves na navegação do canal.
“Se a bóia não acende, o navio não pode entrar. Então isto tem implicações muito graves para a navegação, mas muito graves mesmo”, lamentou.[CC]