Nacional

Vendaval priva fornecimento de energia na zona sul

2016-10-26 08:15:03 (UTC+01:00)

Cerca de 800 mil consumidores de Maputo, Gaza e Inhambane foram e/ou ainda estão privados de energia elétrica devido ao vendaval que se abateu na região sul do país na noite de segunda-feira.

MAPUTO- De acordo com a Electricidade de Moçambique, os ventos fortes acompanhados de chuvas e granizo partiram e deitaram abaixo mais de 60 postes de média tensão nas três províncias, mas com destaque para Maputo.

Dos estragos causados, destaca-se a danificação de um poste na linha de alta tensão (AT) entre Zimpeto e Marracuene. Salienta-se ainda o rebentamento do condutor de guarda na linha de AT entre Chicumbane, em Gaza, e Lindela em Inhambane.

Ao nível da província de Maputo, permaneciam sem energia as zonas de Bunhiça,Campoane, Changalane, Malhampsene, Tchumene, Matola Gare, Nkobe, Matlemele, Intaka, Liberdade e vila da Manhiça.

Em Gaza, a EDM reporta que até ao fecho desta edição decorriam trabalhos para repor a corrente no Chibuto, em Mandlakazi, Chongoene, ChilembeneeZongoene. Em Inhambane, as áreas ainda afectadas são Vila de Quissico, Inharrime, Cumbana, Maxixe, Homoíne, Morrumbene, Massinga e Funhalouro.

Segundo a EDM, para além dos danos morais, falta de fornecimento de energia aos clientes, o vendaval causou danos financeiros avultados, avaliados em 240 milhões de meticais, resultantes da destruição e consequente reposição de infra-estruturas. [VM]