Nacional

Viciados em reabilitação aconselham toxicodependentes a se tratarem

2016-07-22 15:45:55 (UTC+01:00)

Dezenas de jovens que se encontram no Centro de Reabilitação de Marginalizados (REMAR), no bairro Costa do Sol, aconselharam aos que estejam a enfrentar vícios de drogas e de álcool, a se dirigirem a casa para o tratamento.

MAPUTO - Os jovens toxicodependentes em reabilitação, dividiram as suas experiências hoje, durante uma visita de estudardes da Escola de Comunicação e Artes, que para além de uma peça teatral, os incentivaram a continuar com o tratamento.

“Eu vim parar aqui porque quis, ninguém é obrigado a se tratar, cabe ao consumidor de drogas se entregar de livre e espontânea vontade”, desabafou um dos jovens que não quis ser identificado.

Segundo os jovens em tratamento, muitos adolescentes perdem-se porque querem imitar e se deixam levar pelas más influências, passando a depender das drogas pelo resto da vida.

No centro da Costa do Sol, encontram-se cerca de 40 toxicodependentes em reabilitação, que na sua maioria são viciados em álcool e drogas.

Os primeiros dias no centro não são fáceis, primeiro, pelo isolamento a que estes são submetidos e, segundo, pela “luta que têm de travar” com a vontade e a ansiedade de consumir a droga e/ou o álcool, motivo que os levou ao centro.

Quando chegam ao centro, por vezes numa fase avançada da toxicodependência eles são colocados numa sala denominada “sala de ressacados”, onde, durante uma semana, têm de aprender a viver sem a droga.[EL]