Nacional
XI Congresso da Frelimo arranca hoje na Matola
2017-09-26 07:45:27 (UTC+01:00)
A Frelimo reúne-se de hoje até 1 de Outubro, na cidade da Matola, província de Maputo, no seu XI Congresso, para uma introspecção sobre a do partido e do país, com foco nos principais desafios da actualidade.
MAPUTO- Trata-se de uma reunião que vai juntar mais de 3500 pessoas, entre delegados e convidados nacionais e estrangeiros, para discutir questões determinantes para o futuro de Moçambique, nomeadamente a paz, o desenvolvimento e o bem-estar dos cidadãos, independentemente da sua filiação político-partidária.
A realização do XI Congresso da Frelimo é o culminar de um movimento de discussão das teses iniciado na base, com envolvimento de militantes do partido, simpatizantes e da população em geral, num processo em que foram eleitos os órgãos do partido de escalões distrital e provincial.
Durante a reunião, que se prolongará até domingo, deverão ser eleitos o presidente da Frelimo, cargo para o qual a Comissão Política já endossou a candidatura de Filipe Nyusi; o novo Comité Central e o respectivo Secretariado; a nova Comissão Política; e o Comité de Verificação.
À excepção do presidente do partido, todos os restantes órgãos deverão ser eleitos observando-se o princípio de renovação na continuidade, com o peso de 40 por cento para cada. Ao todo, são cinco teses a serem discutidas neste congresso, depois de terem sido aprofundadas e enriquecidas com as contribuições dos membros, simpatizantes e da população em geral.
Corporizam as teses a unidade nacional, paz, democracia e reconciliação nacional; organização e funcionamento do partido; desenvolvimento económico e social; Estado, descentralização e ética governativa; e cooperação regional e internacional.
O pavilhão que acolhe os delegados e convidados, na escola central da Frelimo, foi ontem inaugurado pelo Presidente Filipe Nyusi, depois duma reconstrução que durou quatro meses, já que a anterior infra-estrutura foi destruída por um vendaval que se abateu sobre a província de Maputo em Dezembro de 2016.
Nyusi explicou que um dos factores ponderados na escolha do local para a realização do congresso esteve associado à necessidade duma maior racionalização de recursos, sem comprometer o alcance dos objectivos e a agenda previamente estabelecida.
A cerimónia da inauguração do pavilhão, uma obra imponente e moderna, foi testemunha pelos delegados ao Congresso, num acto que constituiu num verdadeiro teste à capacidade mobilizada para a reunião máxima do partido Frelimo.
Fonte: Jornal Notícias