Nacional

Xtract Resources expande exploração de depósitos de ouro em Moçambique

2017-10-13 11:20:25 (UTC+01:00)

A empresa mineira Omnia Mining iniciou a exploração de ouro em depósitos aluviais na metade ocidental da concessão que a Xtract Resources detém na província de Manica, em Moçambique, informou a empresa concessionária em comunicado.

MAPUTO- A Explorator, Lda, a subsidiária moçambicana da Xtract Resources, assinou contractos com as empresas mineiras Omnia Mining e Moz Gold em Junho e a Sino Minerals Investment Company em Julho para que procedam à exploração dos depósitos em aluvião.

A Omnia Mining e a Moz Gold têm os direitos exclusivos para explorarem a metade ocidental da concessão mineira, ao passo que a Sino Minerals Investment Company tem a metade oriental.

Estes contractos são válidos por um período de dez anos ou até ao esgotamento dos depósitos em aluvião, com uma prorrogação de cinco anos caso os depósitos não tenham sido já esgotados.

Os contractos assinados estipulam que as empresas que vão proceder à exploração de ouro têm de efectuar pagamentos mensais à Explorator, Lda, de acordo com a quantidade de ouro extraída.

A Sino Minerals começou a processar materiais de aluvião num dos centros de processamento dia 7 de Outubro corrente, prevendo a Xtract Resources, empresa cotada no mercado alternativo de investimento da Bolsa de Valores de Londres, que a subsidiária moçambicana comece a obter receitas em Novembro próximo.