Nacional
Yolanda Cintura apela aos empregadores à proteger a maternidade
2015-08-07 08:36:38 (UTC+01:00)
A governadora da cidade de Maputo, lançou, ontem, um apelo, às mulheres mães, sobretudo trabalhadoras, para começarem a amamentação dos seus bebés na primeira hora de vida e, exclusivamente, nos primeiros seis meses de vida.
MAPUTO-A governante alargou o seu apelo aos empregadores no sentido de poderem contribuir para a protecção da maternidade, proporcionando um ambiente agradável e espaço para as mães amamentarem, incluindo a disponibilização de tempo e apoio com atitudes positivas, em relação ao aleitamento e não descriminar a maternidade.
Após este período de seis meses, as mães deverão introduzir alimentos complementares e continuar com a amamentação, até aos dois anos de vida, considerando que o aleitamento materno representa um investimento certo no capital humano, com alta taxa de retorno para o sistema nacional de saúde e os sectores de educação e financeiro.
Esta medida, segundo a governante, visa, entre outros aspectos, melhorar a sobrevivência das crianças, com benefícios para a saúde materna e redução do risco de várias doenças não transmissíveis na idade adulta; prover óptimo desenvolvimento cerebral, frequência escolar mais prolongada, alto coeficiente de inteligência e habilidade elevada de auto-sustento. [FI]