Nacional

Zandamela diz ser mentira Bancos terem resolvido a crise

2018-11-23 14:13:59 (UTC+00:00)

O Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, esclareceu durante o Conselho Coordenador na Cidade de Quelimane, os contornos da reactivação do sistema da Rede SIMO.

MAPUTO- Depois de ter havido uma situação no mínimo curiosa de ao mesmo tempo que Governador do Banco Central prestava esclarecimentos na Assembleia da República sobre o apagão da Rede SIMO e do facto de não voltar a trabalhar com a Bizfirst - que isso não era hipótese de nenhuma forma, que os Bancos Comerciais tivessem de forma unilateral anunciado publicamente que decidiram pagar a Bizfirst, eis que o Governador do BM em Conselho Coordenador na Cidade de Quelimane vem agora dizer que a ação foi coordenada com o BM e que se não fosse graças à colaboração do BM não teria sido possível fazer-se a reactivação do sistema.

A Folha tentou obter uma reação de pelo menos dois dos Bancos envolvidos na Rede SIMO e a resposta foi curiosamente a mesma - "o sistema já está reposto e queremos trabalhar em paz".

Um dos Bancos adiantou no entanto que já está a estudar a implementação de um sistema alternativo que garanta redundância no caso de colapso do sistema geral, algo que a seu ver defenderá em última análise o interesse do público em geral.

De recordar que o sistema, foi interromnpido na sexta-feira da semana passada devido a falta de pagamento, e só foi reactivado nas primeiras horas desta quarta-feira.