Nacional
Zimbabweano detido com 300 quilos de soruma na Beira
2016-10-09 11:13:15 (UTC+01:00)
Um zimbabweano foi detido no posto policial da Massamba, na cidade da Beira, a capital da província central de Sofala, surpreendido na posse de 300 quilos de cannabis sativa, vulgo soruma.
MAPUTO - Trata-se de Morgan Mugadraweta, de 30 anos de idade, que foi surpreendido a transportar a soruma num “tchopela” de marca TVS, embrulhada em seis sacos, com peso equivalente a 300 quilos, na área do Maquinino.
Segundo o jornal “Diário de Moçambique”, editado na Beira, Morgan Mugadraweta refuta as acusações da Polícia e afirma ser um vendedor de sapatos e fardos de roupa no Zimbabwe.
Mugadraweta conta que um seu amigo o convidou a ir até Massamba, mas, surpreendentemente, quando chegou ao local combinado diz que apanhou agentes da Polícia e o “tchopela”.
“Foi a partir daí que se declarou que a soruma era minha. Eu não sabia que dentro dos sacos que estavam no ‘tchopela’ tinha soruma ”, disse.
Daniel Macuácua, porta-voz da policia em Sofala, disse tratar-se de um indivíduo acusado de tráfico ilegal de drogas, que foi interpelado quarta-feira, por volta das 20:00 horas locais na posse de 300 quilogramas de soruma.
“Numa primeira fase, quando interpelado, disse que a droga não lhe pertencia. Há aqui uma suspeita de que esta droga possa ser proveniente do Zimbabwe”, disse.
Questionado sobre o paradeiro do condutor do “tchopela”, a fonte referiu que as primeiras informações indicam que havia sido contactado apenas para carregar o produto como actividade rotineira.[CC]