Vida e Lazer

Croquetes tão populares geram lista de espera de 43 anos

2024-04-09 11:39:02 (UTC+01:00)

Uns croquetes feitos à base de carne Kobe de primeira qualidade, num talho de Hyogo, no Japão, são tão populares que a lista de espera é de 43 anos.

Recentemente, o talho Asahiya, inaugurado em 1926, voltou a ser notícia, depois de a sua lista de espera ter passado de 30 para 38 anos, em dois anos. Poucos dias depois, esta aumentou ainda mais, passando agora para (uns longos) 43 anos.

Ao jornal japonês The Mainichi, o gerente do talho, Shigeru Nitta, de 59 anos, recordou que os croquetes só podem ser encomendados online. Não há limite de quantidade de iguaria por pedido, contudo, apenas são feitos 200 por dia, daí a longa lista de espera.

Até ao final de 2023, cerca de 63 mil pessoas estavam em lista de espera para receber os seus croquetes. Neste momento, as encomendas que estão a ser enviadas foram feitas em 2014.

De acordo com Shigeru Nitta, os croquetes em questão, denominados de "Kiwami", ou seja, último, em português, são recheados com cubos de carne de gado Kobe, fêmea, de três anos, "especialmente macia e saborosa", "da mais alta qualidade".

A receita conta também com batata "Red Andes", com alto teor de açúcar, e cebola da Ilha Awaji, localizada também em Hyogo.

Cada croquete conta com 30 gramas de carne Kobe e custa, por enquanto, 3,40 euros. O que falta saber é quanto custará daqui a 43 anos.