Vida e Lazer

Embaixador russo na Polónia é atacado com tinta durante homenagem

2022-05-09 14:59:31 (UTC+01:00)

O embaixador russo na Polónia, Sergey Andreyev, foi atacado na manhã desta segunda-feira, enquanto se deslocava ao cemitério militar soviético em Varsóvia para fazer uma homenagem relacionada com o feriado russo que hoje se comemora - o 'Dia da Vitória'.

De acordo com o Noticias ao Minuto, As imagens deste ataque ao diplomata russo foram inicialmente partilhadas pela agência internacional russa RIA que partilhou inclusivamente um vídeo do sucedido.

Nas imagens partilhadas é possível ver-se Andreyev a ser atingido durante a visita ao cemitério. No momento em que é atingido, o embaixador não tem grande reação e prossegue com a homenagem carregando um ramo de flores, porém em volta dele vários manifestantes gritam "fascistas".

Recorde-se que este dia é particularmente importante para a Rússia porque marca o 77.º aniversário da vitória da Rússia em 1945 sobre a Alemanha nazi, sendo o feriado mais importante da Rússia e motivo de orgulho nacional para o país.

Entretanto, e citada pela agência RIA, a porta-voz do ministério dos negócios estrangeiros russo, Maria Zakharova, comentou o incidente no seu canal Telegram, referindo que "os fãs do neonazismo mais uma vez desnudaram os seus rostos - e é sangrento".

Acrescentou ainda que, “a demolição de monumentos aos heróis da Segunda Guerra Mundial, a profanação de sepulturas e agora a interrupção da cerimónia de colocação de flores num dia sagrado para todas as pessoas decentes provam o já óbvio - o Ocidente estabeleceu um curso para a reencarnação do fascismo”, escreve.