Vida e Lazer

Homem “apanhado” a entrar na China com mais de 100 cobras escondidas nas calças

2024-07-11 10:36:23 (UTC+01:00)

Um homem foi detido, após ter sido apanhado a tentar contrabandear mais de 100 cobras vivas na China continental, escondidas nas calças.

O viajante, cujo nome não foi divulgado, foi detido por agentes das alfândegas ao tentar sair de Hong Kong e entrar na cidade fronteiriça de Shenzhen, indicaram as autoridades aduaneiras do país, em comunicado divulgado esta terça-feira, citado pela agência France Presse.

"Após uma inspecção, as autoridades descobriram que nos bolsos das calças do passageiro havia seis sacos selados com fita adesiva. Uma vez abertos, cada saco continha cobras vivas de todos os tipos, formas, tamanhos e cores", afirmaram.

Os agentes apreenderam 104 répteis, incluindo serpentes do leite e serpentes do milho, e muitas das espécies eram não autóctones.

A China é um dos maiores centros de tráfico de animais do mundo, mas, nos últimos anos, as autoridades tomaram medidas contundentes contra este comércio. As leis de biossegurança e controlo de doenças do país proíbem a introdução de espécies não autóctones sem permissão.

"Aqueles que infringirem as normas serão (...) considerados responsáveis de acordo com a lei", declarou a autoridade aduaneira, sem especificar a pena imposta ao homem.