Vida e Lazer

Menino de 11 anos faz licenciatura em Física em nove meses

2021-07-07 09:49:23 (UTC+01:00)

Laurent Simons de apenas 11 anos está a dar que falar por ter terminado a licenciatura em Física em apenas nove meses, quando esta requer um mínimo de três anos.

De acordo com o "Notícias ao Minuto", o curso foi tirado na Universidade de Antuérpia, na Bélgica, de onde o menino e o pai são naturais. Já a mãe é holandesa.

A criança, que tirou a licenciatura “com distinção”, vai agora continuar os estudos na mesma faculdade, onde se inscreveu no mestrado de Física. O objetivo, segundo o mesmo, não é bater recordes, é “conseguir fabricar órgãos para substituir os do nosso corpo, tanto quanto possível”.

Laurent Simons entrou para a escola primária com apenas 4 anos. Aos seis já frequentava o Ensino Secundário, que terminou com apenas nove.

Nessa altura ingressou em Engenharia Eletrónica, na Holanda, mas entrou em litígio com a faculdade que frequentava depois de os professores terem dito que precisava de mais tempo para desenvolver aspetos como “compreensão, criatividade e análise crítica”.

De imediato, os pais entraram em contacto com outras universidades e Laurent acabou por escolher a Universidade de Antuérpia.

A história de Laurent já está a dar a volta ao mundo e não é razão para menos. O menino tem um QI de 145, bem acima da média. Fala holandês, francês e alemão, adora matemática e o Harry Potter. Um dos seus maiores sonhos, além de ser cirurgião, é também ser astronauta e ir ao Espaço com Elon Musk.

Apesar de ser extraordinário, o caso de Laurent não é inédito. Em 1994, o norte-americano Michael Kearney terminou o curso de Antropologia aos 10 anos, na Universidade do Alabama, e foi distinguido com o recorde do Guinness por ser a pessoa mais jovem a tirar uma licenciatura.